1ª turma do Mestrado - INTA / LUSÓFONA

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Análise do filme "A Parede" e do texto "Habitus professoral"




Seguem algumas questões discursivas descritas após uma análise do filme “A Parede” fazendo um paralelo com o texto “Habitus Professoral” de Marilda da Silva (2005).

1ª Que significado sua equipe daria para o titulo do filme “A parede”? Justifique sua resposta.

A parede seria uma barreira que dificultou ou poderia dificultar os conhecimentos de uma criança que freqüentava a sala de aula durante a década de 40 e que os alunos eram mecanicistas, deveriam fazer ou reproduzir conforme os mandamentos do professor. Cuja este tinha muito autoritarismo dentro da sala de aula. Não permitia que os alunos manifestassem suas vontades. Toda vontade era castrada afim de não permitir livre criatividade.

2ª O que o “Habitus Professoral” pode construir ou destruir na vida de um cidadão. Estabeleça uma ponte entre o filme e o texto.

O Habitus Professoral é uma estrutura estável quando a atividade é exercida por meio de uma única estrutura, ou seja, o professor não pode ter um comportamento único para todas as turmas, seguindo a mesma didática, pois os alunos são diferentes e habitam mundos diferentes não pode ser seguido um modelo de didática para qualquer turma, pois observamos que o filme e o professor tinham uma postura muito rígida que chega a denegrir a imagem de um ou outro aluno quando não cumpria suas tarefas quando era exigido. Se o aluno tentava mostrar que tinha feito a tarefa de forma diferente, não era compreendido. Vimos que uma postura autoritária do professor pode comprometer o comportamento de uma criança para o resto da vida, chegando a formar uma parede que funciona como abismo em se conhecer e conhecer o que está em volta.

3ª Quais as influências familiares e escolares que constroem ou destroem um cidadão? Justifique sua resposta.

A influência familiar pode construir um cidadão a medida que os pais agem como pessoas amigas, companheiras, que estão preocupadas com o aprendizado do filho. O ambiente familiar é o lugar ideal que permite ao cidadão a ter o primeiro referencial de exemplo, dedicação e ensinar os princípios de honestidade, respeito, religião, a fim de construir uma base para o ser humano se tornou um cidadão. Por sua vez a escola com o apoio da família complementa os ensinamentos que vão construir o processo de educação formal do individuo. Quando a escola ou a família andam sozinhas, o processo de construção do cidadão não ocorre de forma efetiva.
A escola pode destruir um cidadão quando não possuem professores que vistam a camisa de verdadeiros educadores e não sensibilizam a criança o desejo e o gosto pelo estudo de forma prazerosa e dinâmica. Constroem as crianças quando são criativos, levando essas a desenvolverem bloqueio de aprendizagem em determinados conteúdos. A família por sua vez quando não faz seu papel de educar dentro dos princípios éticos e morais fica esperando está ação da escola. No texto “O Insuportável Brilho da Escola” de Olga Pombo relata que o papel da escola é ensinar e o da família é educar.

4º Por que sua equipe chega à conclusão que há necessidade da formação continuada dos professores e até que ponto suas histórias de vida podem construir a parede em torno de um estudante?

A formação continuada do professor favorece a este a refletir continuamente o seu papel, sua conduta e seus atos em sala de aula, para que seja um professor criativo, dinâmico, e não um simples repassador de informações. A partir dessa formação pode-se mudar a didática em sala de aula, pode haver uma sensibilização com sua maneira de pensar sobre o aluno, pois cada aluno deve ser visto individualmente, cada um tem sua história...
Dependendo da história de vida do professor, esta poderá refletir em sala de aula, formando-se assim, uma parede em torno do aluno, distanciando-o cada vez mais, impedindo-o de expressar suas idéias, causando dificuldades no aprendizado e influenciando na convivência mútua.

5ª Estabeleça a relação entre o texto sobre a principal causa do equívoco analítico decorrente tanto em relação à Comênio quanto a Dewey na “construção de um dado homem para viver, produzir e organizar uma determinada sociedade” e o Líder Mundial que aparece no filme produzido pela Alemanha.

A relação pode ser colocada entre o equívoco analítico quando afirmavam que as propostas pedagógicas não tinham questões políticas, mas colocavam que o homem era criado para produzir e organizar uma sociedade, e fazendo um paralelo entre o filme, pode-se evidenciar que o Líder mundial tinha características da Didática Magna, ao criar uma sociedade a sua maneira, ou seja, a maneira como ele foi criado e como ele viveu por todos os seus principais anos de vida, ou seja, a sua infância, quando o mesmo criava a sua identidade e caráter como pessoa.

6ª Estabeleçam a diferença entre didática constituída por procedimentos duros e alienados e a didática fundamental.

 A primeira era constituída por regimento autoritário, com práticas didáticas alienadas. Já a didática Fundamental baseava-se na desalienação, com vistas a oferecer uma escola de boa qualidade para a maioria da população e uma sociedade justa para todos.

7ª Em qual estilo de Educação aquela criança e líder mundial se identificaria?

A criança estava dentro do regime da Educação Autoritária, com práticas duras e alienadas, não respeitando suas idéias e com imposições que levou a reproduzir um comportamento errado levado-a a não transpor a parede, vivendo em um mundo isolado, castrado, desprezado.

8ª Por que ele não consegue transpor a parede apesar de  ter  se tornado um líder mundial?

Porque ele não conseguiu libertar-se de suas mágoas e decepções, pelo contrário, eles as cultivou cada vez mais, com seus atos de rebeldia e terrorismo, tornando assim, sua cruz muito pesada para conseguir transpor a parede.

9ª Por que é importante no Ensino Superior em Didática trabalharmos com a aprendizagem baseada na problematização?

Porque sabendo a problemática torna-se mais fácil entender cada aluno individualmente, suas possibilidades e limitações, os motivos pelos quais têm simpatia ou apatia por determinado assunto ou até mesmo pelo professor.
Sabendo o problema, o dever do professor é procurar da melhor forma possível ameniza-lo, tornar o ambiente escolar mais prazeroso para que o aluno sinta-se mais seguro e protegido.

10ª O que a equipe entendeu por “hexis corporal” abordada no texto e qual a relação estabelecida com o filme? Qual a subjetividade que aparece no filme?

Hexis Corporal significa gesto harmonioso repetido muitas vezes. As ações do personagem quando adulto era um reflexo do que passou no período que deixou marcas profundas em sua vida, a Infância. Pois houveram grandes perdas, como: a morte do Pai(seu referencial), a exploração sexual e abandono pela mãe, a exclusão e a ridicularização pelo professor, dentre outros episódios. A subjetividade do filme é mostrada, quando aparecia alguns símbolos como os martelos e criança andando harmonicamente, mostrando-se alheios e desatentos, não se importando em qual destino chegariam, nem quais  suas conseqüências... Estavam apenas repetindo gestos.

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